Labels

7 de julho de 2012

Bufo-de-Bengala





Ordem: STRIGIFORMES 

Família: Strigidae 

Distribuição e Habitat : Encontram-se no Subcontinente indiano (excepto no Sri Lanca). Vivem em encostas rochosas, terrenos arborizados ou arbustivos, estepes semidesérticas rochosas com vegetação e ruínas junto de pequenas povoações e campos de cultivo; podem ser vistos até aos 2400 metros de altitude. Os bufos-de-bengala evitam os desertos e as florestas húmidas. 



Identificação:Medem 56 cm de comprimento e 1,6 a 1,9 metros de envergadura de asas. Estas aves têm visão e audição excelentes. A plumagem exibe uma tonalidade base de cor castanho-clara mesclada por penas castanho-escuras e brancas; na cabeça, apresentam grandes penachos auriculares. Os sexos são semelhantes, mas as fêmeas são maiores.

Hábitos:São aves nocturnas. O voo é muito silencioso. Embora possam fazer voos de reconhecimento, costumam utilizar poisos estratégicos, a partir dos quais se precipitam sobre as presas. São aves residentes.

Dieta:Alimentam-se de pequenos mamíferos (especialmente roedores), aves (até ao tamanho de pavões) e respectivas crias, répteis (lagartos e serpentes), rãs, peixes, crustáceos e insectos.

Reprodução: 
A época de nidificação decorre de Outubro a Maio (principalmente de Fevereiro a Abril). Nidificam em escarpas ou no solo, sob um arbusto ou uma árvore. A postura é geralmente de quatro ovos, cuja incubação dura cerca de 35 dias e é realizada apenas pela fêmea. É o macho quem traz alimento para a fêmea, durante o período de incubação, e depois também para as crias. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos progenitores durante os primeiros tempos de vida) e mantêm-se no ninho durante cerca de 35 dias. Atingem a maturidade sexual aos dois a três anos de idade.


Estatuto de conservação e principais ameaças:A espécie não se encontra globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao Apêndice II da CITES. É geralmente rara na sua área de distribuição, embora seja aparentemente mais comum na região norte e centro da Índia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.