Labels

9 de julho de 2012

Papagaio-de-Bico-Grosso



Ordem: PSITTACIFORMES 

Família: Psittacidae 

Distribuição e Habitat : Encontram-se na Serra Madre Ocidental (México), em florestas temperadas de coníferas, florestas mistas de carvalho e pinheiro e florestas de abetos, normalmente entre os 2000 e 3000 metros de altitude. 



Identificação:Medem 38 a 43 cm de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. Apresentam cor vermelha na fronte e sobre os olhos, bem como na parte superior da dobra das asas (“ombros”) e nas coxas. O bico é negro e especialmente grosso, daí o nome da espécie. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).

Hábitos:Reúnem-se em bandos sobre bancos de argila, ingerindo os sedimentos, mas ainda não é totalmente conhecida a razão deste comportamento (talvez a argila sirva para contrariar os efeitos tóxicos dos alcalóides presentes em algumas sementes de que se alimentam). São aves nómadas, que realizam movimentos dispersivos, em função da disponibilidade alimentar.

Dieta:Alimentam-se, especialmente, de sementes de várias espécies de pinheiros da sua área de distribuição.

Reprodução: 
A época de reprodução coincide com o pico da produção de sementes dos pinheiros. As posturas decorrem, normalmente, de Maio a Agosto. O ninho é construído num oco de árvore, geralmente de pinheiro. A postura é de um a quatro ovos, que são incubados durante 24 a 28 dias. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida).


Estatuto de conservação e principais ameaças:É uma espécie em perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza), devido à destruição do habitat (desflorestação resultante de exploração de madeira e criação de gado). A população total em liberdade está, actualmente estimada em 1000 a 4000 indivíduos com tendência a diminuir e os seus hábitos nómadas dificultam a conservação em áreas protegidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.